Dizem que mentira tem perna curta, mas corre que uma desgraça correto? Correto, mas o rastro que a bicha deixa é SEMPRE descoberto por quem está atento.

charge0338A economia brasileira teve forte retração no segundo trimestre, indicam dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (15). Criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) registrou queda de 1,2% entre abril e junho, na comparação com o trimestre anterior. Foi a maior contração desde o primeiro trimestre de 2009 (-2,67%), quando o país sentia os efeitos da crise financeira internacional. A comparação foi feita pelo indicador dessazonalizado, ou seja, sem influência das variações por época do ano.

Os números revisados do BC indicam ainda que a economia brasileira já pode estar em recessão técnica – que se caracteriza por dois trimestres consecutivos de queda do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Foi o maior recuo do nível de atividade desde o 1º trimestre de 2009.

Em junho, mês da Copa, houve queda de 1,48% no nível de atividade.

Fico me perguntando sobre a justificativa para essa queda. Seria por causa do “pessimismo” do mercado brasileiro? Ou seria simplesmente por que a Copa NUNCA representou qualquer crescimento para qualquer país que fosse?

Tirando quem vive de vender cerveja, carvão e carne para churrasco, apenas lucrou com a Copa, os gigantescos barões das grifes internacionais relacionadas ao esporte. O comércio e a indústria, sofreram com a improdutividade causada pela grande quantidade de “feriados” e pelo “sumiço” dos consumidores de um Brasil parado, em frente às televisões sintonizadas nas vexatórias atuações da seleção brasileira.

Fontes:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/08/previa-do-pib-tem-retracao-de-12-no-segundo-trimestre-de-2014.html

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1501678-para-ministro-da-fazenda-copa-derrubou-pib-do-1-semestre.shtml

 

 

Anúncios